1 de mar de 2014

Mentes Perigosas - Ana Beatriz Barbosa Silva

“Este livro tão minucioso e detalhado é de grande importância para a sociedade. Mentes Perigosas proporciona ao leitor um panorama do comportamento dos psicopatas, delineando preventivos resguardos e defesas das pessoas que eventualmente venham a se relacionar com eles.” - Arthur Lavigne, advogado criminalista. 

Em Mentes Perigosas, a médica psiquiatra Ana Beatriz B. Silva alerta para o fato de que os psicopatas podem permanecer por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos. 

“O que assusta nessas pessoas é que elas parecem tão comuns, tão gente igual à gente. E, no entanto, a incapacidade de sentir empatia pelo outro revela claramente que elas não são como a gente: psicopata não tem semelhante. Este é um livro perturbador porque nos faz descobrir que estamos sempre correndo o risco de ser a próxima vítima. Mas ao mesmo tempo nos dá as únicas armas possíveis para nos defender: a possibilidade de reconhecê- las para sair de perto!” - Gloria Perez, escritora e novelista.   

Normalmente, a psicopatia é associada a pessoas violentas, com aparência de assassinas e que podem ser facilmente identificadas. Mas, diferentemente do que se costuma acreditar, psicopatas, em sua grande maioria, não são necessariamente assassinos. 

Baseados em histórias reais relatadas à autora por vítimas de psicopatas, os exemplos citados em Mentes Perigosas ilustram de forma bastante didática comportamentos que um psicopata típico teria: “Além disso, todos os casos apresentados se prestam muito bem à exemplificação dos mais diversos níveis de psicopatia, desde os mais leves até os moderados e severos. “Dessa forma, tentei esquadrinhar e tornar o tema o mais abrangente possível a fim de responder a uma série de perguntas que, na maioria das vezes, nos deixam absolutamente confuso”, diz a autora.

0 comentários:

Postar um comentário