31 de mar de 2014

Só a Terra Permanece - George R. Stewart

Clássico da Ficção Científica. Um dos melhores - apesar de pouco conhecido no Brasil - livros de pós-apocalipse. 

Principal livro da obra do americano George R. Stewart, retrata o que pode algum dia acontecer. E não é irreal esta possibilidade: ela aí está, circulando nas mentes dos responsáveis pela vida de inúmeros povos, nos cálculos dos fabricantes de armamentos, na insensibilidade dos que ambicionam a fortuna ou o poder. 

Um vírus, simplesmente um vírus, destrói quase todos os seres humanos. E os remanescentes reiniciam a Grande Marcha, deixando para trás os Velhos Tempos, com todas as suas mazelas, os seus crimes, os seus horrores, e também a destruição fora inclemente tudo o que de belo o homem produzira no decorrer de sua aventura na História da Terra, pois representavam o bem e o mau, a própria civilização destruída. 

Mas os poucos sobreviventes da aniquilante epidemia abrem novos caminhos à vida. E neste gesto de reiniciar do nada uma nova etapa civilizatória, com novos valores que a solidão permite surdir, o homem volta a se encontrar na restauração de suas forças e valores, abrindo novos horizontes pois novas sementes serão lançadas e se desenvolverão.

0 comentários:

Postar um comentário