Afinal, por que o nome Cisne Negro? Porque durante muito tempo acreditou-se que só existiam cisnes brancos no mundo. Era como se o fato de ninguém nunca ter visto um validasse a ideia de que não existiam cisnes de outra cor.
Em “A lógica do Cisne Negro”, o autor discute o impacto de eventos raros e improváveis. Eventos que estão além de nossas capacidades de previsão e que causam grande transformação em nossa sociedade.
O livro se divide em quatro partes, 19 capítulos e um epílogo.
No livro o autor aborda assuntos que poucos têm coragem de falar e é por isso que ele denomina acontecimentos improváveis como Cisnes Negros. A crise do Subprime em 2008, o sucesso de empresas como o Google e o atentado de 11 de setembro de 2011 são exemplos de grandes eventos considerados Cisnes Negros.
O autor apresenta os conceitos de “extremistão” e “mediocristão” os quais consistem em exemplos de como cisnes negros podem influenciar nossas observações baseadas na média de determinados eventos. Taleb trata os Cisnes Negro não como exceção, mas como situações que mudaram, mudam e mudarão drasticamente o destino do mundo, seja na economia, na política ou em outra área.
O autor usa seu humor ácido sem papas na língua para apontar vícios e erros que os seres humanos tendem a cair devido a nossa própria natureza.
Enfim, nesta obra, Taleb nos presenteia com ferramentas e conceitos que nos ajudam a identificar o que é um Cisne Negro e como tirar proveito deles.
Você sempre pode controlar o que você faz; portanto, faça disso seu objetivo.
Recomendo a leitura!
Por Bebendo Livros
0 comentários:
Postar um comentário